quinta-feira, 25 de junho de 2009

Elefante


Por Bruna Léo

O massacre de Columbine High School – Tragédia ocorrida em 20 de abril de 1999, a qual dois estudantes entraram armados na escola secundária e atiraram em vários estudantes - é recriado por Gus Van Sant em “Elefante”, filme que marca o amadurecimento do diretor e que lhe rendeu a palma de ouro e o prêmio de melhor diretor em Cannes, ambos em 2003.

Tudo começa em uma escola secundária de Portland, no estado de Oregon, interior dos Estados Unidos, apresentando 12 jovens estudantes realizando suas atividades cotidianas e com a cabeça em seus respectivos problemas. A intimidade que o telespectador ganha com as personagens ao decorrer do filme revela o plano psicótico de Alex e Eric (Até então, estudantes): Cercar as saídas e matar cada indivíduo que estiver na escola, naquele momento; Suicidando-se em seguida.

O propósito de “Elefante” está na análise psicológica, enfatizando pontos de vista diferentes entre as personagens – literalmente, usando diferentes angulações de câmeras para apresentar essas diferentes visões ao telespectador -, contando sua história através dos protagonistas ali apresentados.

O filme não é só uma denúncia da delinqüência juvenil atual, como também, se ligarmos os fatos, um alerta à sociedade alienada, que não enxerga o grande “elefante” que está sobre nós; A totalidade dos problemas estruturais, unida em uma realidade só: A tragédia que só se percebe tardiamente, quando o problema adquire um peso exorbitante.

O nome do filme está ligado com o conto budista em que vários cegos tocam um elefante, e cada um descreve o animal de acordo com a respectiva parte em que tocou: a perna, a cauda, a tromba, a orelha ou a pata; mas nenhum consegue imaginar o animal na sua totalidade. Podemos atribuir essa paródia o fato de que cada personagem vê o problema de seu modo, consequentemente, não enxergando o problema por completo - a catástrofe final.


3 comentários:

  1. me dê excelentes motivos pra esse filme ser tão aclamado, porque eu não vi esses motivos, mas posso estar errada ou não. :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei de sua resenha, não sei se o filme necessita disso, apesar de ter a sensação está faltando algo,mas ficou bom, críticas muito longas as vezes são cansativas :)

    ahhh sempre quis saber porque o nome do filme era Elefante ^^

    e eu não havia visto o filme por esse ângulo, deve er por isso que não gostei quando assisti..

    ResponderExcluir
  3. excelente texto, bruna!! parabéns!
    e boa escolha de filme também!

    ResponderExcluir